Congresso Nacional está iluminado de azul em campanha de prevenção do câncer de próstata

01 de novembro de 2016
Fonte: Agência Câmara Notícias

 

img20161101200227202287Durante todo o mês de novembro, o Congresso Nacional estará iluminado de azul para lembrar a importância de os homens cuidarem da saúde. Como já acontece há 13 anos, a campanha Novembro Azul busca alertar sobre as doenças que mais atingem a população masculina, com destaque para a prevenção do câncer de próstata. Além do Congresso, outros locais públicos do País estarão iluminados de azul, como o Viaduto do Chá, em São Paulo.

O coordenador da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem, deputado Dr. Jorge Silva (PHS-ES), lembra que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do de pele. Médico, ele destaca que somente em 2016 serão cerca de 13 mil mortes por esse tipo de câncer no Brasil e cerca de 61 mil novos casos.

A detecção do câncer de próstata em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. Daí a importância de exames de prevenção. O deputado Dr. Jorge Silva explica que homens negros, obesos ou com história familiar de câncer de próstata têm que fazer o acompanhamento a partir dos 45 anos. O mesmo vale para homens acima de 50 anos que tenham algum sintoma ou queixa de trato urinário.

Saúde integral
Neste ano, o mote da campanha é: “De novembro a novembro azul – movimento permanente pela saúde integral do homem”. “Sempre aproveitando este momento de o Novembro Azul estar orientando sobre a prevenção do câncer de próstata, mas não é só isso. Alertando a população masculina sobre a necessidade e a importância de cuidar de sua saúde como um todo”, afirma Dr. Jorge Silva.

Além da iluminação de prédios públicos em azul e de campanha pelas redes sociais, outros eventos estão agendados ao longo do mês sobre o tema. Na próxima segunda-feira (7), será realizado no Congresso o 2º Fórum Ser Homem no Brasil, em parceria com o Instituto Lado a Lado. O evento ocorrerá no auditório do Interlegis, no Senado. E no dia 22 de novembro, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promoverá o 9º Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem.

Notícias do congresso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *