Celebração Ecumênica marca os 25 anos de fundação do Sintepav BA

O Sintepav BA realizou na última quinta-feira (13), uma celebração ecumênica em homenagem aos 25 anos de fundação da instituição, completados no dia 12 de julho.

O evento foi realizado na obra do metrô de Salvador, canteiro de Mussurunga e contou com a presença dos dirigentes sindicais, lideres religiosos, além dos trabalhadores da obra.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Sintepav BA e deputado federal, Bebeto Galvão, o presidente em exercício do Sintepav BA, Irailson Warneaux (Gazo), o secretário-geral do Sintepav BA, Paulo Roberto, a secretária de Políticas para as Mulheres do Sintepav BA, Maria do Amparo, o presidente da Força Sindical BA e diretor do Sintepav BA, Emerson Gomes, o pastor da Igreja Batista Senai, David Pina, o diácono da Paróquia do Espírito Santo, Manoel Pedro e o sacerdote do Terreiro de Lembá, Tata Ricardo Tavares.

A fundação do sindicato foi relembrada como um momento para o fortalecimento da categoria. “Após a divisão do ramo da construção em construção civil e construção pesada, muitos acreditavam que os trabalhadores estariam divididos e a luta seria enfraquecida. No entanto, com a fundação do Sintepav BA tivemos o fortalecimento da categoria que passou a ser reconhecida e ter seus direitos ampliados, justamente por ter um sindicato que luta em defesa dos seus direitos e tem conhecimento sobre as peculiaridades do nossos setor”, destaca Irailsn Warneaux (Gazo).

O secretário-geral do Sintepav BA, Paulo Roberto, um dos fundadores do sindicato, foi bastante reverenciado durante o evento, como o principal responsável pela criação da instituição. O presidente do Sintepav BA e deputado federal, Bebeto Galvão, ressaltou o importante papel desempenhado por Paulo Roberto na restruturação do sindicato que passou a ser reconhecido no país e internacionalmente. “Iniciamos um processo de reestruturação do sindicato com base nos vínculos coletivos e unificamos por identidade de classe os trabalhadores da construção para enfrentar os desafios de um novo tempo político do sindicato. A partir de então passamos a realizar grandes mobilizações da categoria em todo estado que resultaram em mudanças no imaginário e na consciência da categoria, elevando o seu poder de conquistas. Hoje o sindicato, através da ICM também realiza ações internacionais, fortalecendo a classe trabalhadora em todo diversos países”.

Bastante emocionado, o secretário-geral do Sintepav BA, Paulo Roberto, declarou que a força do sindicato vem da união dos trabalhadores. “Nosso desejo era realizar esse evento com todos os trabalhadores, mas como não é possível, vocês representam essa categoria que através da unidade política e força conquistou ao longo dos últimos anos uma das melhores convenções coletivas de trabalho do país. Somos orgulhosos do nosso sindicato que se tornou referência em todo o Brasil”.

O evento foi encerrado com a benção ecumênica dos líderes religiosos que abençoaram a categoria, demonstrando o respeito a diversidade e emocionando todos os presentes.

*Sintepav na Imprensa