A importância da Educação para a População Negra – Artigo

Vitor Costa – Secretário de Políticas Raciais da Força Sindical e do Sintepav BA

A educação sempre foi a principal base para se obter uma sociedade desenvolvida, pois ela é transformadora e muda vidas. O acesso a uma educação de qualidade permite não somente o desenvolvimento intelectual do indivíduo, mas altera as relações sociais, possibilitando inclusive a diminuição da violência.

Dessa forma, o acesso à educação de todas as classes sociais e etnias é fundamental para transformar o mundo. Para isso, é necessário criar mecanismos que possibilitem o acesso à educação para todos. No Brasil, as cotas raciais é uma das conquistas da população negra, fruto de muita luta em defesa da igualdade de oportunidades no acesso a educação. Essas ações afirmativas são fundamentais para diminuir as desigualdades sociais e econômicas existentes no país.

No âmbito da educação, através dos governos Lula, foram desenvolvidos alguns dos alicerces para o desenvolvimento das políticas educacionais no país, entre eles, o investimento de recursos nas universidades federais e no desenvolvimento de programas educacionais que também contribuíram para o acesso da população negra nas universidades. No entanto, tais iniciativas que favorecem a educação, encontram-se ameaçadas com a eleição de Bolsonaro para presidência, uma vez em que ele já realizou diversas declarações que demonstram seu interesse no desmonte da educação, inclusive com a ampliação do ensino a distância e a adoção desta modalidade no ensino fundamental. Além disso, Bolsonaro também já declarou que pretende reduzir as cotas raciais nas universidades.

Não podemos permitir retrocessos nesta área tão fundamental para o desenvolvimento do país. Por isso, neste 20 de novembro, vamos intensificar a nossa luta em defesa das conquistas da população negra na área da educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *