Sintepav BA lança campanha Mulheres que Constroem – Sou Mulher, Negra e também sei Construir

29 de novembro de 2018

Lançamento da Campanha Mulheres que constroem. Sou mulher, negra e também sei construir

O Sintepav BA realizou na última terça-feira (27), às 09h, no Teatro do Sindicato dos Bancários em Salvador, o lançamento da Campanha “Mulheres que constroem. Sou mulher, negra e também sei construir”. O evento contou com a participação de diversas instituições, representantes do governo, empresas e trabalhadoras da construção pesada.

A Campanha “Mulheres que constroem. Sou mulher, negra e também sei construir” é uma parceria do Sintepav BA com a Federação Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) e tem a finalidade de conscientizar as empresas, governo e a sociedade sobre a importância da igualdade de oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho; combater o racismo e as desigualdades entre homens e mulheres dentro das diretrizes defendidas pela Organização Internacional do Trabalho – OIT.

Durante o evento, o Secretário de Comunicação do Sintepav BA, Elder Brito e a Assessora de Comunicação do Sintepav BA, Sara Regina Gansohr, apresentaram o conceito da marca da campanha e a importância da utilização das mídias sociais. Na mesa de abertura, a Secretária de Políticas para as Mulheres do Sintepav BA, Maria do Amparo, reforçou a importância da campanha para o aumento do número de mulheres nas obras. O Secretário de Políticas Raciais, Vitor Costa, destacou que o combate a discriminação racial é fundamental para aumentar a inserção das mulheres negras no mercado de trabalho.

Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Luís Carneiro
Filho, parabenizou a iniciativa do Sintepav BA

O Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Luís Carneiro Filho, parabenizou a iniciativa do Sintepav BA e reforçou o apoio do MPT para a Campanha. “Parabenizo o Sintepav BA e a assessoria de comunicação pela iniciativa e o Ministério Público do Trabalho se coloca a disposição na causa”, destacou. A Supervisora Técnica do Dieese na Bahia, Ana Georgina, pontuou a coragem e importância da realização de uma campanha voltada para as mulheres negras no cenário em que existe o número elevado de desemprego. A representante do Governador da Bahia, Rui Costa no evento, a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, ressaltou os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade. “Além do desemprego, também temos a questão da violência contra as mulheres. Estamos nos 16 dias de ativismo e convocamos a todas aqui presente a também fazer parte dessa luta”, declarou.

A Supervisora Técnica do Dieese na Bahia, Ana Georgina, pontuou a importância da realização da campanha

A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta
Palmeira, ressaltou os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade

Também estiveram presentes na mesa de abertura a Diretora Jurídica do Sinicon, Renilda Cavalcanti, Coordenador Geral do Simm e Cem, Paulo Barbosa Santos, o presidente do Sindnapi BA e vice-presidente da Força Sindical BA, Nilson Bahia, a representante da Senadora Lídice da Mata, Luciana Cruz, a presidente da Associação Mulheres Trabalhadoras em Ação, Kizzy Adriana e o presidente do Sintepav BA, Irailson Warneaux (Gazo), que destacou o trabalho desenvolvido pelo sindicato ao longo dos anos para valorização e inserção das mulheres no setor da construção. “Entre nossas Secretarias está a de Políticas para as Mulheres e a de Políticas Raciais, através das quais temos realizado um trabalho para aumentar a inserção das mulheres nas obras e a campanha será contínua, pois compreendemos que essa é uma das ações prioritárias do sindicato”, destacou.

O lançamento da Campanha contou com a realização da palestra
realizada pela mestre em educação Carla Portela

O lançamento da Campanha também contou com a realização de uma palestra realizada pela mestre em educação e contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia e Docente do IFBA, Carla Portela, sobre as mulheres negras no mercado de trabalho.

A mestre em educação Carla Portela, o presidente do Sintepav BA,
Irailson Warneaux (Gazo) e o presidente da Força Sindical BA, Emerson