comunicacao_topo

Vivemos a era da tecnologia informacional. Os impactos na subjetividade dos trabalhadores causados pelos meios de comunicação de massa, provocam um alinhamento ideológico dos trabalhadores, por inércia, à política do capital. Os efeitos são danosos para construção de um olhar que permita aos trabalhadores se reconhecer como sujeitos da história, construtor das transformações e não como espectador. O viés ideológico do papel que devemos cumprir nas relações sociais e políticas são apresentadas pela imprensa como algo que não devemos imiscuir. Daí decorre, muitas vezes, o desencanto dos trabalhadores com suas organizações sindicais.

Nessa batalha da comunicação, os sindicatos precisam conceber que essa questão é a centralidade da ação para informação e formação da categoria. A comunicação sindical é propulsora de novas consciências e construção da idéia de pertencimento e identidade dos trabalhadores com sua organização, lhe permitindo novas informações, pluralidade de opinião e desconstrução da visão individualizada dos patrões que tentam nos oprimir e dividir pela informação.

A comunicação para o Movimento Sindical é decisiva na consolidação do seu projeto político e a busca pela garantia dos direitos dos trabalhadores na relação entre capital e trabalho. Segundo Osvaldo Biz (2009): “Nenhuma entidade de classe consegue se colocar/legitimar, sem ter uma política de comunicação caracterizada. O jornal alternativo dá condição para a contra-hegemonia elaborar o seu discurso e a sua própria construção, propagando, através dele as suas idéias”.

Conhecedor dos impactos causados pelos meios de comunicação de massa na subjetividade dos trabalhadores e da importância da identidade dos trabalhadores com a sua organização de classe, o Sintepav Bahia, estruturou o Departamento de Comunicação no âmbito da Secretaria de Comunicação da instituição.

O Departamento de Comunicação, através de profissionais qualificados e comprometidos com as causas dos trabalhadores, desenvolve diversas ferramentas responsáveis pela informação, formação, conscientização política e ideológica dos trabalhadores, promovendo assim os sujeitos dentro da sua própria história de vida.

Conheça as nossas ferramentas de Comunicação

Boletim Via Expressa

Campanhas Publicitárias