DSST

 

dsst_topo

DSST

Como parte de sua responsabilidade política, o SINTEPAV criou em 2006 o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST) com o propósito de fortalecer ações para a melhoria do meio ambiente do trabalho, garantindo a promoção à saúde e a qualidade de vida dos (as) milhares de trabalhadores (as)no Estado da Bahia.

Ao longo destes anos, a proatividade do Departamento contribuiu, com as ações realizadas, para dar maior dignidade, saúde e segurança aos trabalhadores nas obras da construção pesada da Bahia. Sua experiência lhe permitiu discutir os temas de interesse dos seus representados na mesa nacional com o governo, contribuindo no CPR e no CPN, assim como na elaboração da NR da Indústria Naval. Tem atuado junto à Agência Nacional de Saúde (ANS) buscando garantir assistência médica suplementar e inclusão do atendimento aos acidentados.

Projetos com as universidades e estudiosos do tema tem ampliado o conhecimento do departamento sobre as ações de pesquisa realizadas para promover a saúde e segurança. As participações nos fóruns e coletivos expandem as relações sociais e políticas para intervenção mais articulada em defesa da vida.

Ações

• Inspeção a canteiros de obras para verificar as condições de trabalho e o cumprimento das cláusulas de saúde e segurança do trabalho;

• Acompanhamento técnico da elaboração de laudos de periculosidade e insalubridade;

• Acompanhamento da implantação e desenvolvimento das Cipas, formando cipistas;

• Atendimento aos trabalhadores lesionados, com adoecimento, e assediados moralmente;

• Participação em negociações com as empresas para discutir questões de saúde e segurança do trabalho;

• Atuação contra a degradação social do trabalhador promovida pelas empresas com alojamentos em áreas inóspitas;
• Denúncia as empresas, exigindo fiscalização àquelas que não cumprem as normas de segurança;

Força Tarefa

O DSST do Sintepav em parceria com o MPT e SRTE realiza uma série de inspeções nas obras em todo Estado com o objetivo de combater as irregularidades que colocam em risco a vida dos trabalhadores.

Como resultado dessa ação, dezenas de obras foram fiscalizadas em todo o Estado, resultando em notificação e embargos, o que evidencia a negligencia das empresas quanto à preservação da saúde e da vida de homens e mulheres.

Seminários

3

A realização de Seminários internos e externos como parte das ações para a preservação da vida dos milhares de trabalhadores tem como eixo a consolidação de uma estratégia que garanta a seguridade e os direitos humanos.

Nossas iniciativas visam garantir que milhares de trabalhadores retornem todos os dias a sua casa como resultado de um trabalho digno e humanamente seguro.

Cartaz_Segurança.indd Cartaz-Saude-e-Segurança-2ED Cartaz-Saude-e-Segurança-3ED Banner_boasvindas_4ED_web

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários estão fechados