Núcleo de Negociação

 

Núcleo_de_Negociação

 

 

O Núcleo

Núcleo de Negociação foi criado em 16 de novembro de 2009. Trata-se de uma iniciativa pioneira do SINTEPAV/BA que visa facilitar e intermediar as negociações entre as categorias dos empregados e empregadores.

O Núcleo funciona de segunda a quinta-feira das 08:00 às 18:00 e as sexta-feira das 08:00 às 15:30, de modo que seus integrantes estão sempre a postos para atender os trabalhadores, sanando suas dúvidas, identificando os direitos trabalhistas violados e intermediando os possíveis conflitos advindos da relação empregatícia.

Por fim, destacamos que o objetivo primordial desse setor de negociação é atender aos anseios dos empregados, defendendo os direitos da categoria obreira em todas as esferas.

COMPOSIÇÃO

O Núcleo é composto por uma advogada permanente, um assistente sindical especializado em negociações e um corpo jurídico formado por 5 advogados que prestam assessoramento eventual.

OPERAÇÕES

Realizar a análise de todos os Instrumentos Coletivos firmados, dentre eles, CCT Engenharia Pesada, CCT Montagem e Acordos Coletivos.

Identificar os acordos prestes a vencer e proceder às devidas negociações de forma específica para a realidade de cada empresa.

Participação dos agentes do Núcleo de Conciliação em todas as reuniões, assembléias e audiências que versem sobre a constituição de direitos e condições de trabalho para os obreiros da categoria.

Elaboração de uma cartilha para os Assessores e demais colaboradores do Sindicato com a compilação das informações dispostas nas CCT’S e nos Acordo Coletivos vigentes.

Comparecimento às reuniões realizadas com os Sindicatos Patronais- SINICON E SINDUSCON- para discussão de qualquer assunto ligado aos trabalhadores da categoria.

Estratégias

Atuar em conjunto com os assessores quanto às denuncias feitas pelos trabalhadores de sorte a tentar a composição junto à empresa, evitando, assim, o movimento grevista.

Acompanhamento e análise de outros documentos elaborados pelo Sindicato, tais como, Atas de Reuniões Pré Agendadas, últimos Editais de Greve, ofícios encaminhados às Empresas e recortes do Diário Oficial onde haja designação de audiência em que o Sindicato funcione como parte.

Fazer a triagem dos Acordos ainda vigentes de modo a analisar a eficácia das suas cláusulas e verificar a viabilidade de mudanças nos próximos acordos firmados.

Consulta de Processos

Através desses sites você companheiro poderá consultar os seus processos, trabalhistas, cíveis e penais.

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 5° REGIÃO
www.trt5.jus.br
As ações trabalhistas de 1° grau e de 2° grau podem ser consultadas nesse site. Basta inserir o numero da sua reclamação trabalhista que todos os tramites processuais poderá ser visualizados.

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO
www.tst.gov.br
As ações trabalhistas que já estão em ultimo grau de recurso poderão ser consultadas através desse site.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA
www.tjba.jus.br
As ações cíveis, juizados e penais pode ser consultadas através desse site.

Fique por Dentro

FIQUE POR DENTRO

Aqui você companheiro poderá tirar suas dúvidas trabalhista.

# ESTABILIDADE

# CONTRATO DE EXPERIÊNCIA

# FÉRIAS

# 13° SALARIO

# ACIDENTE DE TRABALHO

# DANO MORAL

# FÉRIAS COLETIVAS

# AVARIAS

# NORMAS DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

# HOMOLOGAÇÃO

# FGTS

# SEGURO DESEMPREGO

# AUXÍLIO MATERNIDADE

# PECULIARIDADES DA CONVENÇÃO COLETIVA DA NOSSA CATEGORIA

Comentários estão fechados