“Queda conta-gotas trava o crescimento”

Tristeza enorme para nossa cidade.

São Paulo (SP), 21/03/2023 – Centrais Sindicais protestam contra juros altos em frente ao prédio do Banco Central, na Avenida Paulista. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

21 de setembro de 2023

A Força Sindical lamenta e considera extremamente tímida a queda de apenas 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros.

Entendemos que com esta queda conta-gotas, o Banco Central perdeu uma ótima oportunidade de fazer uma drástica redução na taxa de básica de juros, que poderia funcionar como um estímulo para a criação de empregos e para o aumento da produção no país. Infelizmente, a taxa, que agora é de 12,75% ainda inibe o consumo e trava o crédito.

A inadequada medida do Copom (Comitê de Política Econômica), do Banco Central (BC) frustra a expectativa do setor produtivo. A queda da Taxa Selic está acontecendo de forma muito lenta, o que irá prejudicar a economia no 4º trimestre.

Vale destacar que juros altos sangram o país e inviabilizam o desenvolvimento, portanto alguns tecnocratas do BC continuam inibindo o crescimento do País. É importante destacar que todos nós perdemos. O Brasil está perdendo com essa nefasta política do Banco Central mantendo uma Taxa em patamar tão elevado e abusivo.

Os juros altos consomem e restringem consideravelmente as possibilidades de crescimento do país, bem como os investimentos em educação, saúde e infraestrutura, entre outros. Mais uma vez o Banco Central frustra os anseios dos trabalhadores, que pediam uma queda drástica nas atuais taxas, que estão em patamares proibitivos.

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical