Sintepav-BA lança Campanha Salarial 2023

09 de fevereiro de 2023
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sintepav-BA

Sintepav-BA lança Campanha Salarial 2023

Os trabalhadores e trabalhadoras da construção pesada, representados pelo Sntepav-BA realizaram nesta quinta-feira (09), no canteiro central (pátio de vigas) da obra do BRT, localizado no bairro da Paz em Salvador, a Campanha Salarial 2023 da categoria.

Com o mote “Respeito à Democracia, Mais Empregos e Avanço nos Direitos”, a Campanha Salarial 2023 do Sintepav-BA conta com a mobilização dos mais de 18.000 trabalhadores e trabalhadoras da construção pesada na Bahia. Em Salvador são 2.457 trabalhadores responsáveis por importantes obras na cidade.

O lançamento da Campanha Salarial 2023 teve a presença dos dirigentes, assessores sindicais, funcionários do Sintepav-BA, trabalhadores e trabalhadoras responsáveis pelas obras da Linha 2 e 3 do BRT realizado pela empresa Engetec e as subcontratadas.

A categoria reivindica o aumento real aplicado sobre os salários e a cesta básica, saúde e segurança no trabalho, contrato de experiência de 30 dias, aviso prévio indenizado, negociação do Plano de Saúde e manutenção das demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

Os trabalhadores terão papel decisivo para a retomada do crescimento com geração de emprego e combate às desigualdades sociais. Na Bahia as importantes obras em construção, com investimentos que chegam a mais de R$ 20 bilhões, devem ser fonte de garantias de emprego e distribuição da riqueza com a negociação de melhores salários e proteção social ao trabalho.

No momento em que o Brasil e o mundo clamam por uma mudança climática com transição justa e energia limpa as grandes empresas, que realizam largos investimentos em energia solar e eólica, devem ser parte do esforço da sociedade para o desenvolvimento sustentável e não visarem apenas o lucro dos seus negócios em detrimento da sociedade e dos trabalhadores.

Para os trabalhadores, que são parte da cadeia global de valores, não podemos aceitar empresas que geram energia limpa construída com as mãos calejadas dos trabalhadores e nas negociações que se neguem a conceder as conquistas sujando os direitos dos trabalhadores.

O Sintepav-BA deseja um processo de negociação que valorize os trabalhadores e trabalhadoras responsáveis pelo desenvolvimento do Brasil e da Bahia. “Compreendemos que o nosso setor é fundamental para a economia do país e é necessário que ocorra uma negociação justa com valorização social do tralho e avanço nos direitos”, destaca o presidente do Sintepav-BA, Gazo.

Confira as principais reivindicações:

• Inflação do período: março / 22 – fevereiro / 23: 5,5% mais 2% de aumento real: reajuste total 7,61%;
  • Reajuste no valor da cesta básica de igual percentual;
  • Saúde e segurança no trabalho;
  • Aviso prévio indenizado;
  • Negociação do Plano de Saúde