Nota Oficial do Sintepav-Bahia sobre acidente de trabalho em Rede de Drenagem no Bairro de Pernambués em Salvador

Sindicalistas da Força Sindical participam de reunião de grupo de trabalho para debater valorização do salário mínimo

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-Bahia) vem por meio desta nota informar e esclarecer os fatos ocorridos na manhã desta quinta-feira (11/04), no bairro de Pernambués, em Salvador, onde um trabalhador foi gravemente afetado durante a execução de uma obra.

O operário, identificado como Jonatas, encontrava-se executando trabalhos de escavação quando foi surpreendido por um deslizamento de terra, que resultou em suas pernas sendo soterradas. Este acidente de trabalho, ocorrido por volta das 9h, conforme noticiado por diversos veículos de comunicação, mobilizou uma significativa operação de resgate que envolveu a atuação de trinta bombeiros militares e suporte do SAMU, que juntos conseguiram liberar o trabalhador por volta das 16h.

É com grande preocupação que o Sintepav Bahia destaca que, durante a abordagem inicial ao ocorrido, detectou-se que o trabalhador Jonatas não possuía registro formal de emprego. Diante desta irregularidade, o Sintepav Bahia exigiu de imediato que a empresa responsável pela obra fizesse o Registro de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), para documentar o ocorrido e iniciar os procedimentos cabíveis.

Além de acompanhar a adoção de todas as medidas legais para regularização do vínculo empregatício do trabalhador, o Sintepav Bahia está acompanhando de perto toda a assistência médica e o tratamento necessário para a recuperação de Jonatas, assegurando que todos os seus direitos enquanto trabalhador sejam respeitados e cumpridos.

Ainda, em função dos riscos evidenciados por este acidente, informamos que a obra será paralisada a partir de amanhã, 12 de abril, para uma inspeção detalhada das condições de segurança do local. Esta medida visa prevenir novos acidentes e garantir a segurança de todos os trabalhadores na obra.

O Sintepav Bahia reitera seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores da construção pesada e montagem industrial e seguirá vigilante para que todas as normas de segurança e legislação trabalhista sejam rigorosamente aplicadas.

Salvador, 11 de abril de 2024

Gazo – Presidente do Sintepav-BA