Sintepav BA se solidariza com os trabalhadores da Ford Brasil

Nota Sintepav BA

A montadora Ford anunciou na segunda-feira  (11), o encerramento da produção de veículos no país, depois de mais de 100 anos no Brasil, o que ocasiona o fechamento das suas fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP).  Essa notícia causou grande preocupação para a população e desalento para a classe trabalhadora que já enfrenta altos índices de desempregos no país. Com o fechamento das fábricas, as regiões em que se encontram a montadora terão a economia afetada negativamente

Além dos 6.171 trabalhadores da montadora, no total serão afetados mais de 12 mil trabalhadores de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, pois as empresas parceiras de autopeças possuem oito mil trabalhadores que também perderão seus empregos. Os impactos são ainda maiores quando considerados os empregos indiretos que deixarão de existir, calcula-se que pode chegar a 60 mil trabalhadores.

O Sintepav BA se solidariza com os trabalhadores da Ford no Brasil e espera que os Governos realizem medidas que diminuam os impactos negativos na vida dos trabalhadores e na cadeira produtiva das cidades. É imprescindível que nesse momento existam estratégias para não aumentar a crise que afeta o país.