Sintepav-Bahia marca presença no 2° Congresso Mundial da Juventude da ICM na Turquia

Governo estuda perdoar dívida de empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Carta de Agradecimento

15 de maio de 2024

Fonte: Assessoria de Comunicação Sintepav-BA

O Sintepav-Bahia teve uma destacada participação no 2° Congresso Mundial da Juventude da Federação Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira (ICM), realizado na cidade de Didim, na Turquia, entre os dias 8 e 11 de maio.

O evento contou com a presença do Secretário de Juventude do Sintepav-Bahia, Alessandro Ribeiro, e do Vice-Presidente, Emerson Gomes, que representaram o sindicato em discussões cruciais sobre o futuro do trabalho e o papel do Jovens nos sindicatos diante dos desafios contemporâneos.

No primeiro dia do congresso, foram realizadas sessões que abordaram a visão dos jovens para o futuro do trabalho e dos sindicatos, além de explorar o impacto da tecnologia nos setores representados pela ICM. “A juventude é essencial para moldar o destino do mundo do trabalho. Estamos aqui para garantir que as vozes dos jovens trabalhadores sejam ouvidas e que suas preocupações sejam consideradas”, destacou Alessandro Ribeiro.

No segundo dia, as discussões se aprofundaram nas origens do sindicalismo e no futuro das organizações internacionais, bem como abordaram a justiça climática. Workshops sobre saúde, segurança no trabalho, saúde mental e imigração também enriqueceram as reflexões do evento.

Emerson Gomes ressaltou a importância desses debates: “Estamos enfrentando desafios globais que exigem respostas coletivas. É vital que os sindicatos se unam em torno de questões como justiça climática e direitos dos trabalhadores imigrantes”.

No terceiro dia, a análise sobre a organização sindical e o debate sobre democracia, ativismo e campanhas sindicais encerraram as atividades do congresso. O evento também foi palco da participação de mais de 150 jovens sindicalistas de quatro continentes, incluindo pela primeira vez membros da Palestina, em um momento simbólico de união e solidariedade.

“A presença de representantes da Palestina neste congresso é emblemática e reflete nosso compromisso com a solidariedade internacional. Juntos, estamos construindo pontes para um futuro mais justo e igualitário para todos os trabalhadores do mundo”, afirmou Alessandro Ribeiro durante o encerramento do evento.

Para o presidente do Sintepav-BA, o 2° Congresso Mundial da Juventude da ICM na Turquia foi um importante catalisador de ideias e um momento de fortalecimento de laços entre os jovens sindicalistas, visando à construção de um mundo do trabalho mais justo e inclusivo.